Email:

contato@ibelievecontabilidade.com

Contato

(92) 98123-1477

Como fazer a gestão de pessoas em clínicas médicas?

Como fazer a gestão de pessoas em clínicas médicas?

Gestão de Pessoas

Gerenciar uma clínica ou consultório médico é bem desafiador e nesse sentido é muito importante dispor de profissionais competentes, seguros de suas habilidades e dispostos a promover saúde. Mas como fazer a gestão de pessoas em clínicas médicas?

Para que esse objetivo possa ser alcançado, clínicas e consultórios precisam preparar e treinar seus profissionais. Compreender os desafios de cada profissão, manter boa comunicação e motivar a equipe são questões fundamentais na jornada do médico empreendedor.

Pensado nisso, a iBelieve Contabilidade separou algumas informações para ajudar você a gerir os funcionários de sua clínica. Confira:

O que é gestão de pessoas?

Primeiramente precisamos esclarecer o que é gestão de pessoas, antes de entender como fazer a gestão de pessoas em clínicas médicas.

Segundo o Wikipédia Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas, ou seja, realizar a Gestão de Pessoas em clínicas e consultórios é uma forma de assegurar que seus colaboradores ocupem os cargo certos, realizem todas as tarefas, estejam motivados, e atendam bem os pacientes.

Agora que já esclarecemos o que é gestão de pessoas, relacionamos a seguir 5 ações que podem ajudar você, médico empreendedor, a melhorar o trabalho desempenhado pelos colaboradores que atuam em seu consultório ou clínica médica.

1. Estimule a participação em assuntos estratégicos

Crie um ambiente em que seus colaboradores tenham segurança em dar opiniões e se sintam motivados a participar de debates sobre assuntos importantes.

Além de estimular a participação dos colaboradores, é muito importante escutar e colocar em prática as boas sugestões que eles trouxerem para os debates, caso contrário, aos poucos irão perceber que suas participações não são importantes, e, o que deveria ser um estímulo, passa a ser uma grande fonte de desânimo.

2. Ofereça programas de incentivo

Uma das ações que mais contribuem no engajamento e atração de bons profissionais. Os incentivos, que devem ser vinculados ao desempenho e entrega de resultados do colaborador, costumam ser prêmios em dinheiro ou experiências de vida, como viagens, dia em um spa, ingressos para shows ou cinema, dentre outros.

É muito importante que as metas a serem cumpridas, ainda que desafiadoras, sejam atingíveis. Uma boa prática nesse sentido é envolver os colaboradores na definição das metas.

3. Defina um plano de carreira

Defina um plano de carreira atrativo para que seus funcionários saibam quais são as possibilidades de desenvolvimento dentro da clínica. A estagnação na carreira é um dos maiores responsáveis pela desmotivação dos profissionais.

A possibilidade de ascender na carreira permite que seus colaboradores vislumbrem e desenhem seu futuro dentro da empresa, o que consequentemente contribui para a retenção deles.

4. Invista em seus profissionais

Como o segmento da saúde evolui constantemente, é fundamental que seus colaboradores recebam treinamentos oferecidos pela sua clínica. Além disso, a capacitação periódica aumenta a motivação e a qualidade no atendimento, refletindo mais uma vez na experiência do paciente.

5. Mantenha a motivação da equipe

É bem verdade que a motivação é algo que vem de dentro para fora, mas você pode estimular e contribuir para o aumento da motivação da sua equipe de várias maneiras.

Investir em treinamentos e oferecer incentivos baseados em desempenho, como já falamos, são fundamentais para manter a equipe sempre motivada, mas existem outros fatores, muitas vezes ignorados, que podem criar um ambiente motivador.

Um bom clima organizacional, uma boa infraestrutura e uma jornada de trabalho adequada, por exemplo, contribuem e muito para a motivação dos colaboradores. Até mesmo a pausa para o cafezinho, muitas vezes menosprezada, já alivia o stress e reanima o dia.

Realizar uma boa Gestão de Pessoas é fundamental para a continuidade do negócio, afinal, o desenvolvimento e retenção de talentos é um capital muito importante dentro de qualquer empresa, inclusive em consultórios e clínicas médicas.

Mude para o Novo

Faça parte do nosso time de clientes!

Rolar para cima

Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência. Ao clicar em aceitar você concorda com os termos de uso e políticas de privacidade.